segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Minha brilhante saga para ganhar um MacBook

Não tem muita gente que sabe disso, mas eu gosto muito de participar de concursos. Não, não são concursos públicos, até porque não tenho perfil para seguir carreira na iniciativa pública. Mas aqueles concursos que dão prêmios, concursos de sites, de rádios, de web, de qualquer coisa. Diferentemente de sorteios, os quais, cá entre nós eu não tenho lá muita sorte, Nos concursos que elegem, a melhor frase, o melhor desenho o melhor vídeo e etc., me fazem trabalhar a cachola, usando aquelas coisas que agente aprende na faculdade e que, no meu caso, acaba não usando muito no trabalho.

Como vocês viram no post anterior, aquele stop-motion, foi feito originalmente para uma promoção a qual o prêmio era um MacBook, porém, eu não ganhei nada, apesar disso ficou um vídeo legal, de algo que eu gostei de produzir e que fica aí no meu portfólio.

Fora estes que dão mais trabalho, me dou bem em concursos de frases. Tudo começou lááá no Citibank, onde estagiei alguns anos atrás, onde uma colega de trabalho sempre ganhava concursos de frases, então eu perguntei à ela qual era o segredo de uma frase ganhadora, e descobri, que não havia nada de mais. Batava uma frase sincera, sem puxação de saco, coerente e sem erros de português. Até porque, até então, eu na minha reles inteligência, achava que era preciso ter sacadas geniais, nada disso, basta pensar um pouquinho e construir uma frase bacana, e lá fui eu.

A primeira promoção que eu ganhei era da MTV onde as pessoas teriam que fazer uma frase sobre AIDS e Preconceito. Sinceramente, eu não me lembrava nem qual foi a minha frase, mas foi em 2009, dei uma varrida no meu e-mail e encontrei. O negócio era o seguinte, tinha que responder a pergunta: O que ainda pode ser feito, no mundo todo, na luta contra a AIDS? e lá se foi a minha resposta:

Para lutar contra a AIDS é preciso vencer alguns preconceitos velhos e estúpidos como o de abraçar e beijar pessoas com AIDS sendo que o que elas mais precisam é apoio, e ainda outros mais ridículos como o de andar com camisinha na bolsa não é coisa de "moça direita".

Nada de fenomenal, ou a nova campanha para a luta contra a AIDS, mas foi sincera e coerente, então ganhei o DVD.

Depois recebi uma newsletter do "bom de Humor" da Natura, o qual, por alguma razão que eu nem lembro, não recebo mais a newsletter, enfim. Tinha uma promoção de frases, do dia dos namorados, para ganhar um DVD "Os construtores do samba" que é um documentário sobre a velha guarda do samba produzido pela Marisa Monte. mais uma vez, não me lembro qual foi a frase, mas esta eu não encontrei no e-mail. Mas foi nos mesmos padrões das outras, simples e sem puxação de saco, e então ganhei o DVD.

Tudo isso para falar "mas e aí, que P$%&* tem a ver com o MacBook??"


Ultimamente, tenho visto muitas promoções que dão MacBooks como prêmio final, mais precisamente 3: a da Fnac, a da Nova Brasil FM e a do visa-vale.

Participei das três até porque eu sou louca para ter um MacBook, mas o preço ainda é bem, digamos, restritivo. Então tentei "ganhar" um nas promoções

A da Fnac, era o vídeo do post anterior que eu não ganhei, a da nova Brasil FM, era para responder a uma pergunta sobre o que você faria em 30 segundos, para salvar o mundo, ou algo assim.... E também não tenho a frase.

Mas nesta eu GANHEI , não o MacBook, mas um Ipod nano, que já foi revendido e entrou para meus fundos de "arrecadação para compra de um MacBook" hehehe


Agora só me resta aguardar até o dia 28/02 que sai o resultado da promoção do visa-vale....vamos ver não é?


Para aqueles que gostaram da idéia, mas não sabem onde começar, o Zooppa é um lugar bacana de Crowd creation (depois eu faço um post só disso), onde você submete seus jobs para clientes reais e os melhores são pagos!

Concursos são diferentes pois não há tanta gente especializada, mas é uma boa forma de fazer portfólio.

P.S.: Credo, por isso ninguém lê isso aqui, é muito grande esse post

Lembrete mental: não ficar tanto tempo sem escrever, para depois escrever feito doida...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Meu primeiro stop Motion

É gente, apesar de ter namorado, às vezes eu faço essas coisas nerds  e perco um final de semana INTEIRO fazendo essas nerdices.

Era por uma boa causa: uma promoção que daria um MacBook para o melhor jejito de explicar "como a internet ajuda você a ser mais criativo" promovido pela Fnac, então, na minha Saga de ganhar um MacBook (e não comprar um) lá fui eu perder meu final de semana fazendo isso.

Não ganhei o Mac, mas pelo menos agora eu tenho um videozinho legal para postar aqui :D

Fora o trampo de editar um stop motion e de subir i vídeo no youtube e no vimeo, a conexão era tão ruim, que a segunda versão (com o brilgo ajudtado) só tem no Vimeo porque dá muito trabalho subir lá e no youtube
#sorrygoogle



Concurso Idea Fnac: Como a tecnologia ajuda você a ser mais criativo from Raissa Novaes on Vimeo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O poder da imagem na era digital - Protestos no Egito

Comecei a escrever este post no dia 04/02 onde fazia mais sentido, mas como estou naquelas de terminar o que já comecei, então lá vai...

Hoje vi um caso interessante, uma notícia do G1 "Foto de brasileiro é usada em manifestação de apoio ao Egito" esta é uma foto tirada por um brasileiro em um protesto de camelôs em São Paulo e está sendo usada como símbolo dos protestos no Egito.
 Fonte: notícia G1
Como vocês podem ver a foto mostra dois policiais e um garotinho, que, aparentemente tem uns 10 anos, "enfrentando" os policiais. Tudo a ver com o Egito, onde o povo, que parecia frágil, se uniu e se organizou derrubando o ditador Mubarak no dia 11/02.

Primeiro, aquela velha história de que uma imagem vale mais que mil palavras, e que apesar de ter sido tirada de um outro contexto, cabe perfeitamente aos protestos que derrubaram Mubarak.

Segundo, a internet e o poder da imagem: com certeza aquela foto deve ter sido encontrada no Google images digitando as palavras "protests" ou mesmo "war" então, como a imagem fala por si só, foi amplamente distribuída, apesar dos direitos autorais e etc (que no meu ponto de vista precisam ser revistos...mas isso fica pra outro post) foi impressa e serviu como um dos símbolos para as vozes dos protestos. Até porque os Egípcios falam Árabe e não a língua global, o inglês, então, mais do que simples imagem, ela representou a comunicação do povo naquele momento. Sobre as questões de direito de imagem, me faz lembrar as aulas de Ciências da Comunicação na Faculdade "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica" Adorno, Horkheimer e Walter Benjamin e tudo aqulio lá que eu aprendi sobre Escola de Frankfurt, que poderia até ser atualizado para "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade e distribuição digital real time e globalizada" hehe

Terceiro, a internet como ferramenta: a internet com certeza foi um fator de grandessíssima ajuda para que os protestos pudessem ser formados, porém, ela é só uma ferramenta, se não houvesse a vontade do povo e as inspriações no país vizinho os portestos nem sequer começariam. Nós mesmos somos um exemplo de que derrubamos uma ditadura no grito e sem redes sociais. Então mais uma vez eu digo que são somente ferramentas facilitadoras da vontade do povo e não porque sem elas, isso não ocorreria.


A ferramenta do desenhista é o lápis e ferramenta do mundo é a internet, só basta saber para que e como utilizá-la, ela sozinha, assim como um lápis, não serve para muita coisa.

#prontofalei

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Boas idéias exigem grandes esforços

Para as pessoas perseverantes que (ainda acessam) este blog. Não tive muita disciplina para postar na internet em 2010, mas a minha cabeça continua fervilhando de idéias. Desde o ano passado, tenho ajudado o blog BordaGato em sua comunicação Online e o trabalho ficou pela metade. Elas são pessoas maravilhosas que fazem um trabalho artesanal lindo lá em Porto Alegre e ajudam gatinhos de rua com este dinheiro. Temos muitas ações para continuar e outras para manter. Para quem veio direcionada lá no blog, seja bem vindo!

Acredito que em 2011 consiga semear mais por aqui e quem sabe colher alguma coisinha pelo menos?

fiz um monte de coisas bacanas em 2010 e vou tentar postá-las aquiem doses homeopáticas.